quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sede de Ler!

Olá!...Uma das coisas que mais gosto de fazer é ler. Sempre foi uma atividade que fez parte de minha vida e de minha rotina.
Quando criança eu lia muito, adorava os livros de Monteiro Lobato, acho até que li senão todas quase todas as suas obras infantis. Me transportava para a estória e vivia a vida dos personagens. Me identificava com alguns, repudiava outros e assim a leitura fazia parte do meu dia a dia. Sempre tive grande facilidade para me expressar tanto oral como na escrita e tudo se deveu a minha grande paixão pela leitura.
Durante minha adolescência, li muitos livros da nossa literatura, Machado de Assis, Graciliano Ramos,Jorge Amado e outros tantos que passaria um bom tempo a citar-lhes o nome. E a paixão sempre continuava, apesar de terem mudado os gêneros de livros, eu continuava a me apaixonar,emocionar e viver a trama ou a estória.
Minha vida sempre esteve cercada pelos livros, lembro de ter lido um livro quando ainda estava no primeiro grau, que falava de uma família americana e toda as suas dificuldades e superações durante um tenebroso inverno, e a sua volta por cima a pezar das dificuldades, por serem uma família unida;instigando aquele clima de "esta é a família que eu quero ter". Inclusive o título do livro era: "Um Longo Inverno". Eu me apaixonei pela escrita, pelos detalhes que eram narrados pelo autor que desconheço, mas que fez de um romance de fixão uma obra que realmente marcou minhas primeiras leituras e que fez eu me encantar mais e mais pelo mundo das letras.
Procurei muito por este livro e ainda o faço,em feiras, bibliotecas e livrarias, mas por não saber o autor, fica impossível. Me restando apenas a lembrança de uma leitura encantadora que marcou minha infância.
Hoje muitos anos se passaram e continuo cada vez lendo mais, primeiro porquê amo ler e faz parte de minha vida diária e segundo porquê por estar fazendo uma pós graduação, requer que eu leia muito.
Mas a leitura no meu entender, deve ser feita sempre por prazer, por querer se penetrar no mundo do imaginário e da fantasia, e nunca por obrigação ou por falta de opção. Quando lemos alimentamos nossa alma e instigamos o cérebro a pensar e criar.
"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça,a quase totalidade não sente esta sede."Carlos Drummond se Andrade

Nenhum comentário: