domingo, 2 de agosto de 2009

Os efeitos psicológicos da nova gripe !


Hoje vou comentar sobre o efeito da gripe H1N1, a tão famosa e temida epidemia da atualidade. Como eu tenho estado direto no hospital, porque minha mãe está internada por ter feito uma cirurgia de femur, tenho convivido bem de perto com o virus da moda e também com o `pânico das pessoas, inclusive o meu, quando soube que haviam oito casos suspeitos e quatro confirmados, isto tudo claro que extra-oficial. Se realmente são estes os numeros, não tenho certeza, mas que existem pessoas em isolamento, isto eu já vi, pelos avisos nas portas dos quartos, dizendo : "Proibida a visita". E também porque os enfermeiros comentam conosco.
Quando entrei pela primeira vez no hospital e vi várias pessoas de mascaras e luvas eu realmente fiquei com medo, porque a mídia faz isto conosco,mas a medida que tu começas a conversar com as pessoas que trabalham dentro do hospital e ver que elas estão esclarecidas e "tranquilas" dentro do possível, a gente também passa a conviver com a situação com mais amenidade, mas evidente, que sempre mantendo o máximo de cuidados possíveis para nos protegermos, como por exemplo lavar muitas vezes as mãos e passar alcool gel, que o próprio hospital oferece em todos os corredores presos as paredes em refis, evitar ficar andando nos corredores sem ter necessidade, evitar locais aglomerados, ficar a um metro e meio de alguem que estiver tossindo ou espirrando, logico se der para fugir antes do espirro ou tosse!
E deixar um pouco a obssessão pelo medo de se contaminar e viver a vida como se fosse o ultimo dia sem o virus, brincadeirinha,(risos), mas realmente devemos esquecer um pouco o medo que nos é imposto pela midia, pois como diz um e-mail que recebi muitas destas já vieram com a gripe aviária e muitas outras ainda estarão por vir, poderão ser a gripe aquina, bovina e tantas outras "inas", e nem por isso significa que seremos obrigados a ter todas elas e se as tivermos também não significa que devamos morrer delas! Portanto vivamos o hoje, porque um dia com certeza como diz uma amiga que é médica, todos nós teremos esta gripe e nem nos daremos de conta, pois a tendencia é o virus ficar cada vez menos agressivo.

Nenhum comentário: