terça-feira, 28 de julho de 2009

Déjà vu


Pessoal não assustem, mas como ando sem tempo pra postar, vou postar dois assuntos em um só dia. Inclusive este post me foi sugerido por meu amigo Mahariche, que tem bastante curiosidade em saber um pouco sobre o´"Déjá vu" que traduz-se como "já visto".
Bem, vou tentar explicar a ele e todos que se interessem, com os meus poucos conhecimentos sobre o assunto,pois não sou expert neste, que tanto intriga a maioria das pessoas.
Sensação que temos quando vamos a algum lugar, lemos um livro, vimos um filme, conhecemos alguém que nos parece familiar, aquela sensação de já ter visto antes ou ter vivido aquela situação ou ter passado por aquele local,isto é o déjà vu.
Segundo Hans Holzer, em seu livro Vida além Vida, ele explica como sendo o déjà vu uma precognição, ou seja a capacidade que o individuo tem de abordar através da memória, experiencias´parciais ou mais complexas de fatos por nós já vividos.
No caso de ser um déjà vu muito complexo onde a pessoa lembra de muitos detalhes, que ficam acima da precognição normal, segundo o autor, pode indicar que estejamos vivenciando experiências de uma encarnação passada.
Já psicólogos e psiquiatras, nos explicam que nosso sistema de memória temporal, que é o responsável por armazenar datas e afins, pode sofrer lapsos e nos informar coisas recentemente armazenadas, como se fossem fatos antigos, mesmo que estes fatos tenham sidos armazenados a segundos atrás.
No livro de Holzer, ele relata um epsodio de déjà vu:
"...durante a Segunda Guerra Mundial, um soldado se viu na Bélgica. Enquanto seus companheiros se perguntavam como entrar em determinada casa em uma cidadezinha daquele país, ele lhes mostrou o caminho e subiu a escada à frente deles, explicando, enquanto subia, onde ficava cada cômodo. Quando, depois disso, lhe perguntaram se havia estado ali antes, ele negou, dizendo que nunca havia deixado seu lar nos Estados Unidos, e estava dizendo a verdade. Não conseguia explicar como, de repente, se vira dotado de um conhecimento que não possuía em condições normais".
Espero ter podido explicar um pouco sobre o fenômeno. E você já teve um "déjà vu?

Um comentário:

Maharich Souza disse...

bommmmmmmm
entao quer dizer q o déja vu pode ser apenas uma criançao da minha cabeça ?!ou seja eu posso ter visto aquilo segundos atras... "esquecido" e entao conhecido pela priemira vez (DENOVO)
interessante :P
AUHSUIEHAISEUh e eu q axava q tinha um pouco de Dom ASGEAGSEGASEAHSIEUASHEUASE
bjoss.