terça-feira, 14 de julho de 2009

O envelhecer ante os olhos de grandes filósofos.


Este post é dedicado a minha mãe que já está na casa dos noventa anos e apesar de todos os percalços da velhice, eu considero que seja uma pessoa que envelheceu fisicamente, com a saúde bem preservada. Claro, apesar das queixuras comuns a todos aqueles que chegam a esta faixa etária. Exporei um resumo da visão folosófica de alguns grandes filósofos da humanidade, a respeito do "envelhecer".
Platão, via o envelhecimento como sendo para os que chegassem a uma idade avançada, que na época, era em torno dos cinquenta anos,uma sensação de libertação e paz de espirito.
Aristoteles, se pronunciava em relação a velhice, que esta com certeza traria consigo alterações biológicas, psicológicas e sociais no individuo. E que so teria uma velhice saudavel, aquele que envelhecesse sem enfermidades.
Ele tinha uma visão bem diferente de Platão. Aristoteles via os idosos como deprimentes, pessoas que so viam o mal,desconfiados, carentes de solidariedade e que viviam de recordações desprezando as opiniões alheias.
Hipócrates via-os com sendo pessoas sim que sofriam variações em todos os aspectos citados acima, mas por ser médico e conviver muito com eles, recomendava que estes deveriam sempre se ocuparem mentalmente e inclusive terem cargos de confianças para que aumentassem suas auto-estimas, considerava sendo velho todo cidadão acima de cinquenta anos.
Já Marco Túlio Cícero,via o idoso com otimismo. Incentivava o cuidado mental e corporal no idoso acreditando que a velhice, nao é só queixume, atribuindo que quem se queixa na velhice, geralmente o fez pela vida toda.
Sêneca, já teve tambem uma visão mais otimista do envelhecer, que ela é uma época boa, de transição, mas é necessário que se saiba aceitar todo este processo físico, biológico e psicológico. Goethe no inicio do seculo XIV, envia uma mensagem de otimismo: “Assim, amigo idoso e fraco, não te deixes abater pelos anos. Tenhas ou não teus cabelos brancos, ainda poderás encontrar o amor”
Somente na metade do século XV,os ingleses começam a estudar a gerontologia.
Mas foi no século XIX,que comça uma grande preocupação com o idoso e todos os seus aspectos, dando inicio a uma especialidade da medicina depois denominada Geriatria.
No Brasil,o interesse pela geriatria começa em 1961,com a criação da Sociedade Brasielira de Geriatria, posteriormente acrescentou-se a designação de Soc. Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Hoje cada vez mais se valoriza o cuidado e a atenção ao idoso,o que se torna indispensável para que os idosos tenham uma velhice saudável tanto no ambito físico como psico-social."Jovens de hoje, futuros idosos de amanhã".

Nenhum comentário: