terça-feira, 28 de julho de 2009

Qual é a sua explicação para o Sonho ?


Você sonha, quando dorme? Lembra de seus sonhos? Quais são os misterios dos sonhos?
Como é gostoso ter sonhos bons, onde estamos em lugares perfeitos, mesmo que nunca estivessemos estado lá. Como é gratificante sonhar com amigos e familiares que estão longe,nos revigora, mata nossas saudades e nos faz pensar que sonhar não é tão simples com explica a psicanálise Freudiana, que nos fala dos sonhos como sendo nada mais do que a repetição de nosso cotidiano ou de coisas que desejamos muito e ainda não as alcançamos.
Para mim e todos aqueles que estudam ou simpatizam com as idéias espiritas, encontramos explicações mais plausíveis nas obras de tantos autores e principalmente naquelas escritas por Kardec, o grande decodificador do espiritísmo.
Kardec em suas obras, divide o sonho em três níveis:
O sonho puramente cerebral, que é aquele que repercute nossas disposições físicas e nossas preocupações morais.
O sonho de desprendimento do espírito,onde nosso espírito mergulha num oceano de pensamentos e imagens sem se desprender do corpo físico, ele apenas flutua na atmosfera de pensamentos e imagens.
Os sonhos profundos, onde o nosso espírito se desprende do corpo físico, ocorrendo a emancipação da alma e o espírito vai para o mundo astral. E é aí nesta fase do sonho que encontramos ou não, nossos afetos ou desafetos, que ajudamos ou somos ajudados, que também perseguimos ou somos perseguidos, em fim é a libertação da alma do seu envoltório material ou de sua "prisão", passando então para um estado de liberdade.
Daí então, tiramos a explicação para muitos dos "absurdos" que consideramos ter sonhado.Pois é nesta fase de liberdade que nosso espírito se libera e percorre o espaço, tendo relações diretas com outros espíritos e ate mesmo relembrando de vidas passadas. E quando ele retorna a sua morada no plano físico, que é o seu corpo, muitas das coisas não serão jamais lembradas.
Esta é uma explicação na qual acredito e que me responde a muitas das minhas antigas perguntas, mas nem todo mundo pode ver o ato de sonhar desta maneira, porque temos nosso livre arbítreo para escolhermos e acreditarmos no que quizermos.
Mas seja qual for a nossa explicação para este fantastico "fenomeno natural", é um recurso que temos de ver ou rever nossas ações, pessoas e lugares que não tenhamos acesso naquele momento, nos fazendo matar a saudade e rever nossos conceitos, nem que não tenhamos a curiosidade de saber a verdadeira resposta do que realmente é o sonho.

Nenhum comentário: