terça-feira, 25 de outubro de 2011

Saudades sim, estagnação, nunca.

Eu começo a ler os blogs que sigo, atente para o detalhe, todos são de brasileiros que imigraram para outros países ou que pretendem fazer.
 Fico eu, alimentando aquele velho e obsoleto sonho de me mandar do Brasil, lógico que com marido e filha.
Só que esse sonho, pertence somente a uma pessoa, e que os demais membros do clã, não curtem nem um pouco a idéia de deixar o país de origem,  apesar de ter zilhões de pontos negativos, também tem pontos positivos e também porque sonhos são próprios de cada pessoa, não deu pra ter a feliz coincidência de ter todos aqui de casa, querendo a mesma coisa, claro que isso é totalmente possível, mas não no meu caso.
E eu, quando vejo relatos de expatriados, que falam que um dos maiores problemas que enfrentam é a saudade da família, da ajuda que ela proporciona, eu percebo que nós aqui de casa não teríamos muito esse tipo de falta.
Porquê desde que constituimos a nossa família e por todos os obstáculos que passamos,  quem nos conhece sabe disso, passamos por tudo e não foram poucos, passamos a sós. Contando apenas com visitinhas básicas do tipo, "vou para tirar minha dor de consciência", e foi bem assim.
E foi por isso criamos uma casca em torno de nossos sentimentos, a prova de sentir falta de família.
Nós nos bastamos, nós nos cuidamos e nos superamos, sempre e sem ajuda de ninguém da família, que não seja a de nós três.
Sim temos amigos que nos dão suporte até bem maiores que poderíamos imaginar ou pedir.
Isso não é falta de consideração com a família, até porque nunca contamos com ajuda de ninguém mesmo, a não ser como falei acima, visitas e telefonemas educados para tirar peso da consciência deles e não nosso.
Bom, mas isso não vem ao caso hoje, só estou falando que no aspecto falta de ajuda e saudades, com certeza não sentiremos, até porque nos consideramos a família principal, estamos juntos, estamos bem e protegidos.
Esse fator está descartado e até já comentamos isso aqui em casa.
 Claro, os demais fatores são muito mais determinantes, como por exemplo, ter um motivo coerente para ir viver fora daqui, que não seja apenas experiencia de vida e isso se desenvolve ao longo de nossas vidas e não de uma hora para outra, e não temos isso no coletivo.
Por exemplo, eu sou a diferente de todos aqui de casa, pois sempre amei estudar, ler coisas a respeito de outra culturas, adoro aprender outras linguas, embora não saiba muito bem o português que sofreu essa reforma ortográfica indefinida, ainda.
Estudo meu inglês com afinco, dentro dos meus limites, sempre com a esperança de ao menos um dia poder colocá-lo em prática, e colocarei. Ponto de honra pra mim!
Mas também tem outros fatores, que vão contra meus projetos, que é a idade da gente que pesa no quesito vida profissional e dinheiro disponível para ir com bom suporte, sem precisar ficar doido atrás de trabalho , para começar e o mais importante um projeto.
O pessoal também fala muito que sente falta da comidinha brasileira, pão de queijo e guaraná antartica. Eu não teria problema pois quando a vontade e comer arroz e feijão chegasse eu faria com certeza, pão de queijo não faz parte do meu cardápio diário e prefiro coca que guaraná, já o chimarrão, a esse é meu maior caso de amor.
Mas o que mais me deixaria mesmo despreocupada seria nunca mais ter medo de andar nas ruas sem ter a sensação de que vou ser assaltada a qualquer momento, porque embora minha cidade seja calma, existem sim muitos assaltos a casas, pessoas e comercios.
Saudades, claro que se sente, afinal somos humanos, mas nada que não se resolva com skype, msn, face e etc.
Como se percebe estamos aptos a morar fora, pelo menos quanto ao quesito saudade.
E aos que se prendem demais a presença física da familia e amigos e ficam adiando seus planos, não façam isso, porque o amor, o carinho a gratidão que temos por eles continuarão sendo a mesma, mesmo estando longe, são coisas que temos que aprender a conviver de uma forma racional, porque de uma maneira ou de outra um dia com certeza enfrentaremos a separação e essa será mais dolorosa, se não racionalizarmos que é um fato e necessário para todos nós.
E eu vou continuar sonhando e fazendo planos para a próxima reencarnação, um dia dará certo.  I believe!

Nenhum comentário: