sexta-feira, 29 de abril de 2011

E para você, existe vida após o casamento?




Outro dia vendo livros em uma livraria, me deparei com o seguinte título: "Existe vida após o casamento?"
Não sei quem é o autor, mas deve ser algum tipo de livro de auto-ajuda ou coisa parecida. Me despertou uma certa curiosidade pelo conteudo, mas dei umas folheadelas e deixei de lado.
 Dependendo do ponto de vista,  de como interpretarmos o título, talvez até tenham algum tipo de razão, em alguns aspectos é claro, de muitos casos não haver uma vida cheia de planos e cumplicidades.
A gente acaba conversando com amigos,conhecidos e até mesmo lendo ou vendo algum tipo de depoimento de pessoas casadas há bastante tempo.
 E por íncrivel que pareça é sempre a mesma reclamação: O casamento está desgastado, por algum motivo houveram mudanças, que muitas das vezes não sabem o porque ou talvez saiba-se mas prefere-se fingir que não.
As mulheres queixam sempre que seus parceiros, perderam o interesse por elas ou pelo futuro de um modo geral.
Que depois de estarem estabilizados na vida de um modo amplo, e os filhos criados ou quase, os homens ser tornam apáticos, sem muitas perspectivas de planejamento para um futuro, praticamente a dois, já que no ciclo da vida, se está iniciando um novo período no qual ambos estão novamente vivendo um novo "reinicio", só que numa outra perspectiva de vida.
Onde o que vai mudar, é o tempo de convivencia um com outro, o amadurecimento de ambos, os filhos que já não são mais planos futuros e sim uma realidade, que estão crescidos se tornando independentes e nos deixando com uma sensação de vazio, de falta de perspectivas em relação de porque fazer novos planos.
De para que fazer novos planos. e isso começa a desgastar a relação do casal.
Incrível, mas é real. E isso acaba sempre contecendo com todo mundo.
Uns superam outros não. Mas é fato.
Que fazer? Será que existe uma receita infalível? Não sei. Tudo depende de cada casal, de cada forma de ver o futuro, já com a perspectiva mais de cumplicidade, parceria, amizade do que pela paixão inicial que impulsionava nossos desafios e nossos mais diferenciados planos.
Do modo como realmente temos que superar a sindrome do ninho vazio e tentar canalizar todas as energias que dispomos para nós mesmos. E com isso, tentar reverter o quadro da estagnação que nossa relação poderá passar.
Mas ainda estou curiosa para ler o livro, acho que tudo pode sempre acrescentar coisas boas em nossas vidas porque sempre tiraremos nossas conclusões ou exemplos de vida.
Mas uma coisa eu tenho certeza. Existe, sim vida depois do casamento.
Como a imagem do filme que usei para ilustrar, é simplesmente complicado, mas dá pra solucionar, bastar querer tentar!

2 comentários:

Nani disse...

Essa eh dificil... ainda nao cheguei na fase dos filhos criados (nem filhos tenho ainda). Mas digo que depois de 5 anos casada da sim uma esfriada no relacionamento. Mas cabe aos dois trabalharem pra melhorar a situacao. O problema eh que muita gente acha que o problema ta na pessoa amada, aih nao se esforca, acha mais facil divorciar. Soh que quando acho outro acaba passando pelos mesmos problemas. Nao eh a pessoa, mas sim as situacoes e como devemos lidar com elas.

Ziza disse...

È mais ou menos por aí, Nani, são as situações e como cada pessoa vivencia esta. Mas todo mundo passa por coisa semelhante, mas que é superável e dá pra reverter, isso dá!