sexta-feira, 15 de abril de 2011

Memórias de Páscoa

Não poderia faltar o post da saudade. Até porquê na minha pós o que mais trabalhei foram as memórias e a importancia destas, para que coisas e sentimentos se perpertuem no tempo.
Saudades das Páscoas de minha infancia, quando eu esperava ansiosamente o coelho que punha ovos de chocolates, de açúcares e gulousemas de todas as cores e formatos.
Páscoas em que nos reuniamos e revelavamos amigos secretos,  recebendo mais gostosuras.
Páscoas em que iamos ao Ribatejo, que para quem não morou por estas bandas e não foi criança na década de setenta, eu explico. Era uma loja de porte médio, mas para nós crianças, era grande o suficiente para guardar todos nossos sonhos de consumação em termos de chocolates e seus derivados. Então, nos dias que se aproximava a Páscoa esta loja fazia megas promoções que formavam filas à sua porta, e eu sempre acompanhava minha tia que vinha comprar os chocolates das netas e das sobrinhas. 
Realmente eram  Páscoas muito gostosas em todos os sentidos. 
Ainda ontem passando pela rua em que se localizava a tal loja, eu fiquei tentando lembrar da sua exata localização, mas realmente a memória me traiu.
Eu que sempre tenho a velha e boa mania de comparar as gerações e suas atitudes, fiquei comparando a minha infancia com as demais que por mim já passaram e realmente não troco a que eu vivi por nem uma outra destas globalizadas e sem a magia das infâncias passadas. 
Que até as crianças de hoje, nem valorizam, pois acham que eramos " babacas" ou outra sinonímia qualquer. Mas era o que nós tinhamos para época, no que tange a globalização, que era quase inexistente, mas que curtíamos muito. 
Hoje, as crianças já nascem sabendo que coelhinho da Páscoa é puro mito, simbologia, coisa de uma era de gente atrasada, que nem parava para pensar. 
Hoje as crianças vão com seus pais aos grandes atacados e escolhem seus próprios ovos que reproduzem toda a globalização de uma época nada infantilizada, mas com muitos fins capitalistas, não que eu não o seja também, afinal é mundo em que vivo.
Mas enfim isso tudo é a globalização. È maravilhosa nos conecta a tudo e a todos, mas tem sua parte não tão boa assim, que é a transformação das crianças em mini adultos capitalizados. E isso ainda bem não existiu na minha infância. 
Aos que tiveram uma infância como a minha, recheada de sonhos infantis, só nos resta a lembrança de uma época doce e feliz! 
Boa páscoa a todos.

Nenhum comentário: