terça-feira, 5 de abril de 2011

Consumismo, já repensou esta idéia?

Você já ouviu falar de consumismo, obvio. E isso, é uma afirmação minha.
Estamos rodeados de propostas apeladoras para que sejamos consumistas compulsivos.
Isso porque temos todos os meios de comunicação que nos fazem este apelo, ao qual não nos sentimos nem um pouco impedidos em atendê-los.  
Quando temos um determinado padrão de vida, procuramos nos adaptarmos dentro deste e adquirimos o que conseguimos para que sobrevivamos.  Mas, se nosso nivel  economico aumenta na escala, consequentemente nosso consumismo também sobe, nos fazendo esquecer de muitos de nossos conceitos já estruturados sobre o mesmo.
Então a gente pára e repensa esta coisa toda de apelo e esta adesão nossa ao consumismo e nos remetemos a fases de nossas vidas, que resistíamos a obter tudo o que  a mídia proporcionava, até por não ter esta facilidade economica, e voltamos a comparar, a uma outra fase, na qual podemos  atender aos apelos da midia e a nossa satisfação incabível. E notem vocês como mudamos nossos conceitos e nossas atitudes, se formos mesmo fazer este paramentro.
Passamos então a viver num ciclo onde cada vez que detemos mais condições economicas, mais queremos ter em relação a coisas, que nem sempre vão fazer uma grande diferença em nossas vidas, a não ser aquela de competitividade conosco e com os outros.
Deixamos de viver muitas das vezes, aquele lado saudável que antes davamos prioridade, que era o convivio familiar mais intenso e com os amigos, para trabalharmos mais e consequentemente adquirimos mais.  Sempre em prol do consumismo desenfreado.
Eu hoje, consigo ver este ciclo vicioso neste prisma. E fico me policiando, embora seja dificil , pois isso é um ciclo generalizado dentro da sociedade globalizada, e fazemos parte desta.
E para mudarmos isto, as vezes é necessário que tenhamos que levar a famosa "sacudida" da vida.  Então passaremos a pesar nossas atitudes e ver o que de tão positivo elas tem nos trazido, o que na realidade acredito eu, que nada muito além de um conforto passageiro e uma sensação de poder mais passageiro ainda.
Portanto para todos aqueles que se dizem cristãos ou não, é hora de repensar atitudes e começar a fazer a tão falada reforma íntima. Nunca é tarde para consertarmos nossos erros por menores que eles o sejam. 
Boa semana a todos!





http://www.google.com.br/imgres?( Imagens daqui)

Nenhum comentário: