terça-feira, 12 de outubro de 2010

Um dia muito especial a todas as crianças!

Hoje é um dia do qual tenho boas recordações de minha infancia. Era uma das datas em que ganhávamos presentes, sim porque não era todo dia que era dia de receber presentes, pelo menos na minha casa.  As datas as quais eu esperava com ansiedade, era o meu aniversário, o Natal, a Páscoa e o dia da criança.  E como demoravam a chegar!  
Todas estas datas, tinham e continuam tendo imensa conotação comercial, porque que na verdade o sentido delas passou a ser  este, dar presentes e esquentar o comércio que a cada ano que passa, revoluciona mais com seus megas brinquedos e jogos, e as crianças sendo bombardeadas pela tv, querendo e os pais fazendo o possível quando não o impossível para não deixá-los sem o tão querido brinquedo.
Na época de minha infancia, na década de setenta, não existia a variedade que hoje há, mas dentro do que tinha de novidade, nós crianças, também queríamos e esperavamos ansiosamente pelo brinquedo desejado. Com a diferença de que muitas das vezes não ganhavamos porque nossos pais, que diferentes dos pais de hoje, não estavam dispostos a sacrificar o orçamento doméstico para fazer bonito aos filhos, a sociedade ou aos coleguinhas dos filhos. 
Lembro que geralmente ganhava o que pedia, com excessão da boneca Andinha o "up do momento", que ficou só na espera.  Mas nem por isso fiquei traumatizada ou me rebelei, quem sabe se fosse hoje, eu até estivesse em um consultório psicanalítico, para  me tratar do trauma. Sim porque os tempos são outros! Piadas a parte, o que queria mesmo era falar um pouco da minha infancia, que foi bem diferente da de hoje, eramos crianças de verdade, brincavamos quando saíamos da escola,  na rua, sem medo de raptos e delinquências, improvisavamos muitas das vezes nossos brinquedos e eramos muito crativos. Iamos brincar na casa dos amigos, não ficavamos  conectados na internet, até porque não existia este acesso ao público em geral, não tinhamos atividades extra classe, a não ser aulas particulares no final de ano para passarmos nos exames finais, quando era necessário.  Enfim acho que eramos mais felizes que as crianças de hoje, claro que sob meu ponto de vista.  Com esta retrospectiva, queria reviver os meus felizes dias da criança e desejar que todas as crianças do mundo tenham um dia muito feliz, não precisa ser com mega brinquedos, mas que tenham amor dos pais, comida na mesa, direito a saúde e educação e que nunca sofram violencia de qualquer espécie. Este é o meu desejo a todos vocês.
Happy Children's Day !

Nenhum comentário: