sábado, 24 de julho de 2010

A palmada, herança cultural.


Em 2006 criou-se um projeto que proibe as palmadas nos filhos como meio de educar, alegando-se que esta, so faria com que a criança obedecesse a uma ordem ou determinação, por coação ou medo, e que mais tarde ela poderia voltar a cair no mesmo erro, dependendo a intensidade da reprimenda.
A psicologia defende que bater não educa e que hoje em dia, nem os animais são adestrados com castigos físicos e sim por outra técnicas como a da recompensa, por exemplo. Que no caso da criança, seria com conversa e até proibições de fazer coisas que as satisfaçam, por ter esta tido um mau comportamento.
Além de explicitar que existe uma lei que protege o adulto contra lesão corporal e as crianças, por incrivel que pareça, não.
Aí também, se vê sobre o angulo de que a palmada além de gerar intimidação física, leva ao constrangimento da criança, principalmente quando  é aplicada a palmada, na frente de outrem. Seria o mesmo que os adultos também recebessem castigos físicos aplicados pelos pais, como uma maneira de tentar consertar erros que não foram solucionados. Com certeza ficariamos envergonhados, revoltados e tentariamos revidar, pois a violencia traz com ela o uso da própria violencia, em prol de nossa defesa.
Então, porque apesar de toda a informação que temos, ainda alguns de nós usamos a tão ultrapassada palmadinha educativa?
Será que,  porque tenhamos recebido-a, acabamos assimilando a palmada como herança cultural?
Será que realmente, a palmada,  pune e faz com que tenhamos  algum retorno moral?
Com certeza não pune com bons retornos e é sim uma herança cultural, que custaremos muito a nos desvenciliar. Mas uma coisa é certa, a palmada serve sim como meio rápido e covarde de nós adultos, desopilarmos nossa raiva em cima de nossos filhos, não importando a intensidade desta. Ela apenas mostra nossa falta de dominio da situação, que não podendo ser resolvida com conversa, resolvemos então com as mãos!









maniadesling.files.wordpress.com/2008/11/cova...a imagem, tirei daqui!

Um comentário:

SandraM disse...

De vez em quando vejo umas cenas na rua ... vontade de me meter e bater no adulto. E nao é só o bater - gritar com a crianca na rua, ficar um tempao olhando roupas e deixar o nene chorando no carrinho numa loja quente e abafada, sabe essas situacoes de humilhacao, de descaso, insensibilidade ... me deixam com os cabelos em pé. Assim como existem fiscais de obras, de out-doors deveria existir fiscais de protecao à crianca, principalmente em lojas e mercados!!! E pai/mae que dá tapa na cara da crianca merece prisao!