terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um concurso muito requisitado


Realmente o Brasil é o país onde acontecem muitas coisas inadimissíveis. Não tenho absolutamente nada contra nenhuma profissão,pois todas tem seu valor e importancia e nem é sobre isso que vou escrever. Mas hoje vendo um telejornal, me deparei com a seguinte matéria: Concurso para gari no Rio registra 45 inscrições de candidatos com doutorado.
Requisito: são as quatro primeiras séries do nível fundamental.
A remuneração: é de R$ 486,10 e há ticket refeição de R$ 237,90.
Bom, fui abrir a pagina para me interar mais a respeito e vi a seguinte estatística do concurso: Até dia 20 ja tinham 109.193 inscritos sendo que 1.380 possuiam nível superior, destes 45 tinham dotourado, 22 mestrado e 80 pós-graduação, tipo especializações e etc. Me indignei porque as pessoas passam uma grande parte de suas vidas nos bancos de escolas, universidades, cursos de linguas e outros mais, muitas das vezes saem para fazerem suas pós-graduações fora do país e a recompensa por isto, é a falta de oportunidade de trabalhar naquilo no qual escolhemos para fazermos, que nos daria prazer e consequentemente teriamos um retorno financeiro para que tivessemos estabilidade financeira. Mas infelizmente não funciona desta forma e as pessoas tem que procurar como se manter, ocupando cargos fora de suas áreas, recebendo salarios não compatíveis com todo o investimento de uma vida toda ou então saindo do país para tentar reconhecimento em outro lugar e talvez até recomeçar em outra situação, mas que recompensa financeiramente bem mais do que se estivessem aqui, trabalhando quando tem a oportunidade de fazê-lo, na sua área.
Não tenho mais nem o que falar, minha indignação é total, tem que existir uma solução para todo este caus social e economico que se instalou ha muito, no nosso país, só não sei qual nem quando vai acontecer. Enquanto isso não acontece devemos fazer o possível e o impossivel para sobrevivermos, nem que seja pegarmos nossos diplomas ou certificados e sair por aí com eles, "correndo" atrás do prejuízo.

Nenhum comentário: