domingo, 11 de outubro de 2009

"Emigrar : um turbilhão de emoções"


Como sou uma blogueira de plantão, sempre que posso dou uma passadinha nos bloguitos que sou seguidora e também naqueles demais que me interesso pelo post,e na maioria dos blogs o pessoal esta emigrando para o Canada. Confesso que também é o meu mais secreto e digamos quase impossível sonho, para ser realizado nesta vida, creio eu!
Mas deixando sonhos e devaneios a parte, o que mais me chama a atenção em todos os emigrantes, é o recomeço da vida´pós emigração, onde tudo é bem mais complicado e com alguns obstaculos. Mas que se tornam extremamnete valorizados pelos recém chegados. Eu percebo que nós, humanos, temos esta necessidade de estar sempre recomeçando, sempre reconstruindo, sempre em busca da nossa auto-superação.
As pessoas que estão indo embora tem "N" motivos para tal, como encontrar oportunidades melhores de trabalho até ter filhos em terras mais seguras.
Mas deixando os motivos de cada um em separado, o que quero dizer é que as pessoas deixam aqui suas vidas que ja estão constituidas e alicerçadas, vendem absolutamente tudo, deixam empregos, familia, raizes e sentimentos de saudades em quem fica e vão em busca de seu sonho, com o coração apertado pela saudades e pela incerteza.
Chegam lá e vem automaticamente os obstáculos, porque tudo é dificil pra quem está recomeçando numa outra cultura, e mesmo assim as pessoas vibram com as coisas minimas que conseguem por lá e que aqui no Brasil, antes de emigrarem, ja era ponto vencido e consideradas coisas do dia a dia para elas, que talvez nem percebessem a importancia.
Mas em fim somos assim, somos inquietos, inquisitores, insuperáveis, emigrantes, migrantes e imigrantes dentro e fora de nós mesmos.
Valorizamos tudo o que conseguimos com nosso suor, nosso sacrificio e superação.
E como não são poucos os que tem o sonho de emigrar, quero desejar boa sorte e força.
Dizer que não desanimem nunca e que se unam construindo uma grande familia de brasileiros que por estarem cansados de viver na violencia, na injustiça, na falta de oportunidade de vida melhor e tantos outros deficites que temos aqui, fecharam as malas, encheram o coração de saudades esperanças e transboradram os olhos de emoção na expectativa de um amanhã laborioso mas cheio de surpresas boas. De vida digna e com segurança, onde não tenham mais que se gradiar dentro das casa e deixar a violencia solta e à vontade nas ruas. Mais uma vez good luck !

Nenhum comentário: