quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O que você carrega na sua mochila, pela vida afora?


Gilberto de Nucci tem uma excelente imagem a respeito de nosso comportamento. Segundo ele, os homens caminham pela face da Terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.


Na sacola da frente, nós colocamos as nossas qualidades. Na sacola de trás, guardamos todos os nossos defeitos.

Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos, presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente, nas costas do companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui.

E nos julgamos melhores que ele - sem perceber que a pessoa andando atrás de nós, está pensando a mesma coisa a nosso respeito.

Texto de Gilberto de Nucci

Lendo este texto vejo que realmente todos nós andamos sobrecarregando nossas "mochilas" com muitas coisas boas, uteis,e outras nem tanto assim.Carregamos sonhos,lembranças, planos, magoas, amores, desafetos, paixões,passados, presentes, futuros, em fim nossa bagagem afetiva,profissional, humana, tudo aquilo que acumulamos durante nossa(s) vida(s)e que nos faz ser o que somos ou o que aparentamos ser.
E lá vamos nós orgulhosos de nossas conquistas, afetivas e profissionais, boas que carregamos a frente dos nossos olhos. Colocamos lá atrás, na nossa bagpack trazeira, todos aqueles defeitinhos ou falta de qualidades, que não queremos compartilhar com os outros ou que temos vergonha de tê-las, ou não conseguimos nos livrar delas, mas que em um determinado momento sabemos que fluirão e aí então é que começa nossa cobrança.
E nesta caminhada, em fila indiana pela vida, estamos nós , olhando a mochilinha dos outros e tirando nossas conclusões e apontando falhas e por sua vez o que vem atrás de nós, também está cometendo a mesma atitude.
Pergunto então, o que você tem carregado na sua mochila pela vida? Você se orgulha dela? Tem olhado, revisado e tentado se livrar do que não lhe é conveniente pra si e o seu próximo? Se não tem feito isso, faça, tente pelo menos. Nos tornaremos mais leves na caminhada, não seremos peso para o outro, nos reciclaremos e seremos mais felizes, por carregar somente o que nos é util e util aos demais.

Nenhum comentário: