quinta-feira, 16 de julho de 2009

"Pela metade, fico eu, que sou inteira".


Assistindo a um programa de entrevistas, a pauta deste era "solidão",e que no Brasil um percentual de 49.6 de homens moram sozinhos e 50.4 de mulheres.
E quando perguntados o porque de quererem viver na "solidão", os motivos foram muitos, mas em geral era porque se sentiam auto-suficientes para terem um novo estilo de vida, mais independente tanto no sentido economico como psico-social formando a denominadas "famílias uni pessoais".
Mas a entrevistadora insistia na possibilidade existente quando o "viver sozinho", for mal elaborado e evoluir para uma depressão, desde que a pessoa não esteja realmente estruturada para viver digamos para si, sem ter uma companhia nas horas
menos intensas do dia a dia, que são aquelas em que a pessoa está sem as atividades que lhe mantém ocupadas, que são normalmente o trabalho e estudos.
Existe hoje em dia um frenético rítimo de vida e a falta de tempo para que as pessoas se aproximem, exponham as suas idéias, seus sentimentos e até que tenham mais contatos afetivos, porque estão todos preocupados com a questão do produzir, do crescer profissionalmente, acumular bens materiais que é comum no mundo capitalista e globalizado no qual vivemos. Mas não justifica que nos anulemos ou nos fechemos na solidão, porque com certeza este vigor, esta independencia física e psicológica vai diminuir e vai ser aí, que sentiremos a solidão propriamente dita.
Bem, mas voltando aos entrevistados do programa, teve uma em especial, que acabou sugerindo-me o post e o título deste. Foi uma publicitária, da qual não recordo o nome e que tomou realmente a decisão de viver só com seus animais de estimação em uma praia. Quando questionada a respeito da tal "solidão", ela responde que sim, sente a falta de alguém, mas de uma pessoa que se doe por inteiro e não pela metade.
E citou uma frase que resume toda a questão de também se estar na solidão a dois, que na minha opinião é a pior, porque é dupla. Ela diz: "Pela metade, fico eu, que sou inteira". È para questionar!

Um comentário:

Eliane disse...

Oi Ziza,
fiquie impressionada com o poder da palavra que vc tem.
Meus parabéns!
A partir de agora sou sua seguidora.
Beijos, Eliane