sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Amizades também se desgastam

Todos os relacionamentos tem seus desgastes. Isso pode ser dito por qualquer pessoa que viva em  sociedade.
As vezes,  pensamos que só os amores são mais vulneráveis aos desgastes dos tempos, das condutas, das traições, enfim de todos  acometimentos que lhe serão cruciais.
Mas infelizmente, as amizades também, até porquê são sentimentos e envolvem relações de afetos, de maneiras de pensar, de condutas tomadas e tantos outros fatores e que dependendo do nivel desta, poderão ser ponto culminante para este.  Falo nisto porquê sempre passamos por fatos em nossas vidas que nos rementem a pensar sobre o que fizemos ou o que fizeram para que as coisas tomassem determinados rumos, e aí resolvemos dar uma vasculhada em nosso baú da memória e trazemos tudo o que de bom e de ruim temos guardado. Vemos nossas vulnerabilidades, nossos comportamentos, mudanças de conceitos, nossos pré-conceitos, nossa conduta moral, nossos preceitos, príncipios, enfim tudo e vemos que estamos em constantes mudanças e o outro também o está, mas nem sempre nossas linhas e parametros de mudanças acompanham-se mutuamente e então começam a surgir os desgastes.
E a gente quanda pára, constata o fato e fica lastimando, de como as coisas chegaram a um ponto x, achamos que poderiamos ter revertido a situação, que não demos atenção suficiente a aquele relacionamento de anos, mas o que a gente nunca pensa, é que as coisas não dependem exclusivamente de nós. 
Existe um contexto muito grande envolvido, existe o outro ser humano, que como nós também tem suas falhas, qualidades, opiniões, principios e principalmente escolhas. Que estamos eternamente mudando e que as vezes estas mudanças se fazem tão sutis ou tão radicais que quando percebemos, o desgaste está presente e com ele o afastamento físico e espiritual, que infelizmente, é pura consequencia.
O que fazer para reverter ou não deixar acontecer?  Sinceramente, acho que não existe receita ou  simpatia. As pessoas mudam e com isso se fastam de nós e vice-versa, para procurarem outras que pensem como elas ou pelo menos semelhante a elas, em condutas e regras. È normal e aceitável, porquê o ser humano vive numa incessante busca de realizações pessoais e interpessoais. Então, o máximo que podemos fazer é aceitar sem revoltas, porque a estagnação seja ela em que nivel da vida for, impede o progresso, e felizmente o que queremos realmente é progredir. E aí, eu vejo este desgaste com sendo um "mal necessário", se é que podemos dizer que exista necessidade deste, para que possamos mudar ou progredir.






Nenhum comentário: