quarta-feira, 23 de junho de 2010

Viva São João!!!!


Hoje, será a noite mais longa do ano, e tem sim, uma explicação científica para este fato.
 O nosso planeta possui um movimento translação em torno do sol ao longo um ano, durante o qual existem quatro estações, que são causados pela inclinação natural da Terra, que faz um ângulo de 23,5 ° com o plano da eclíptica, e por isso, o qual os raios solares chegam com diferentes obliquidade no Hemisfério Sul ou do Norte para a mesma latitude. Ao mesmo tempo é visto que o comprimento do dia e da noite, é diferente no inverno e no verão. Devido à forma do nosso planeta, que recebe mais radiação solar perto do equador, o que não está acontecendo nos pólos. Cada vez que um dos pólos apontando diretamente para o Sol é solstício de verão. E, em contrapartida, no outro pólo é o Solstício de Inverno, tal como acontece a cada 20 a 21 jun.
Explicações concluidas, mas o quero realmente com isso é chegar aos festejos de Santo Antonio, São João e São Pedro que são santos de origem portuguesa e por estes nos foi trazido e também nos foi presenteado com o habito de cultuá-los. E eu adoro e curto muito estas festividades.
Aqui no sul, dançamos a dança das fitas, de origem portuguesa e espanhola, dançamos quadrilhas vestidos de caipiras, onde se usa camisa xadrez, vestido com bombachinhas, chapéus de palha,  pintinhas no rosto e dente cariado.  Tudo isso da influencia da região sudeste, que foi amplamente incorporada por nós gaúchos.
Tudo isso regado a quentão, comidas típicas, boa música, fogueira e fogos de artifício.
Então, vamos nos preparar para curtirmos a noite mais longa e animada do ano tomando um quentãozinho, porquê aqui no sul deste Brasil de meu Deus, está muito frio com temperaturas negativas.  Nos aquecer à beira da fogueira e dançar com nosso parzinho bem juntinho, sô!
Boas festas juninas, aproveitem e façam seus pedidos a São João e São Pedro porquê com certeza estarão de ouvidos bem abertos e irão atendê-los, a medida do possível!

Nenhum comentário: