segunda-feira, 21 de março de 2011

International Day of Down Syndrome

Hoje eu iria falar de outro assunto ao qual ja tinha me planejado. Mas por ser hoje o dia Internacional da Sindrome de Down e eu como também fui mãe de filho especial,  porém como todos os de outras sindromes, vistos como diferentes, digo-lhes,  eles são normais, mas porém especiais sob os olhos do amor de mãe e pai.
Não me importo, quando se referem a eles como especiais, porque de fato eles o são.
São carinhosos, alegres, inteligentes, participativos, amorosos enfim são especialíssimos. E foi escolhido dia 21 de março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão a trissomia do 21. A primeira comemoração desta data foi em 2006.




O que é trissomia?
A trissomia consiste na presença de três (e não duas, como seria normal) cromossomas de um tipo específico num organismo. Portanto, a presença de três cromossomas 21 é designada de trissomia 21. A maioria das trissomias resultam num número variável de deficiências à nascença (geralmente presentes na maioria dos indivíduos com cromossomas extra). Muitas trissomias resultam em mortes precoces. Uma trissomia diz-se parcial quando parte de um cromossoma extra (e não todo) é acoplado a um dos outros cromossomas. Uma trissomia em mosaico é uma condição em que nem todas as células contêm a informação genética do cromossoma extra.

Hoje graças as informações que todos vão recebendo referente não só a esta como as demais sindromes. Sobre a importancia de incluí-los na sociedade e de que são dignos de respeito como todo cidadão de bem.
Que os portadores desta sindrome e de muitas outras, possuem uma vida dentro dos padrões de normalidade, com dignidade e respeito. 
Claro que ainda há muito o que se aprender sobre esta e muitas outras sindromes, e também passar à pessoas com pré-conceito aflorado em suas atitudes e tudo isso por falta  de conhecimento que consequentemente gerará a ignorancia, que é mãe da discriminação que faz com que tantos pais e filhos se sintam como páreas da sociedade.
Mas tudo na vida passa e chegará o dia em que deixaremos o pré-conceito de lado e viveremos todos em total harmonia. Quando? Não sei. Mas com certeza dependerá de nossa boa vontade em mudarmos para aceitarmos tudo o que não é considerado padrão, para uma sociedade que só visa o belo e o conveniente.





wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Síndrome_de_Down (dados sobre trissomia, retirados daqui)
http://1.bp.blogspot.com/_xJJ12-wdlKE/TSm-XLi1n9I/AAAAAAAAAro/zxuaXSXti88/s160http://claudiareisarteterapiaecursos.blogspot.com  (imagem daqui)

Nenhum comentário: