quarta-feira, 31 de março de 2010

O real sentido da Páscoa, para mim.

Esta semana que antecede a Páscoa, para os católicos, é muito importante, porque relembram o sofrimento de Jesus por todos nós. O sofrimento de sua mãe, ao vê-lo crucificado, injustiçado e morto. Depois que passa este período de sofrimento, de sua morte, o sabado de aleluia é considerado o dia em que fazemos uma limpeza interna, tiramos todas as mágoas, dores da carne e da alma para recebermos o domingo de Páscoa, que é a ressurreição de Jesus e também o nosso renascimento para uma nova vida, de perdão, de tolerância e amor para com nosso próximo.
Claro que existe todo um lado comercial, que explora o lado espiritual da data. A tradiconal corrida as lojas de gulousemas, os maravilhosos chocolates, que nos tentam, mas não deixa de fazer parte de uma sociedade consumista e capitalista na qual vivemos.
Bem, mas falando do meu ponto de vista, fui criada dentro da religião católica, mas não dentro do contexto radical  da mesma, mas sempre adorei a data, vivenciava a celebração, mas por vontade minha, não por obrigação.
Também trocávamos  doces regalos, porque afinal fazia parte e ainda o faz, mas eu realmente entrava no sentido religioso da comemoração, mais do que minha família, era uma atitude que vinha de mim.
Com o passar dos anos fui crescendo, me questionando, buscando respostas onde a religião não me respondia,  passei então a procurar as respostas na ciencia, ou seja na fé raciocinada. Tornei-me uma seguidora,  simpatizante ou estudiosa da doutrina espírita, que pode não ter respondido a todas as minhas dúvidas, mas saciou muitíssimas delas.
Continuo comemorando a páscoa, não só naquele dia, mas em todos os demais que posso mudar ou me reciclar.  Desejo sim, o tradicional "feliz páscoa", aos que encontro, pois respeito a visão ou a religiosidade de cada pessoa, mas para mim, eu vejo a data em si, mais no sentido da troca de agrados, de abraços educados e muito comercio de chocolate. Realmente é assim que vejo.
Não acho que tenha me tornado uma pessoa sem emoções, só aprendi a ver as datas criadas pelos homens, como mais uma data, como o dia de amanhã, que devemos acordar, agradecer e tentar rever nossos conceitos e atos, sem temer  nada a não ser a consequência de nossos próprios erros ou acertos.
Nem por isso vou deixar de apreciar aqueles que vivem a religiosidade da data, no sentido mais abrangente, que vão ao culto ou a missa, como também respeito os que como eu,  vêm-na como mais uma data que nos remete a infância aos ovos de chocolate, a família reunida e a promeça de mudança de atitudes com o coração.
Por isso estou aqui, para desejar a todos uma "Feliz Páscoa", uma renovação de sentimentos e atitudes, muita paz, amor, saúde e muitos ovinhos e coelhinhos de chocolate para comemorar, porque afinal de contas somos humanos.

Um comentário:

Eliane disse...

Oi Ziza,
tambem sinto falta da religiosidade.
Bjkas, adorei o post.
Eliane