domingo, 29 de novembro de 2009

O dom de saber envelhecer - para ler e refletir!


Pensar no próprio envelhecimento quando se tem 20 anos é difícil.
Uma amiga diz, que quando tínhamos trinta e poucos anos, eu dizia que viver até uns 55 era uma boa... "Fazer planos" de viver mais 20 anos à frente é o normal. Como já tinha os filhos, vai ver que pensei: "Até lá eles já terão mais de 20 anos, já saberão viver sozinhos..."
Mãe sempre pede a Deus "um tempo" pra ver os filhos crescerem, se formarem, "tomar rumo" na vida.
Aos 40 e poucos anos eu já sentia que a vida passa, mas a gente continua mais ou menos como era. O corpo vai se modificando, mas a cabeça , ainda que o normal seja que evolua emocionalmente, tem um tanto das ilusões dos 20 anos. Pelo menos comigo foi assim. Não estou generalizando, nem defendendo tese...
Aos cinquenta e poucos anos, meus filhos já formados, cuidando de suas vidas, minha vida estável emocional e financeiramente, ainda continuei com minhas ilusões, mesmo porque sempre fui muito madura para a idade, mas um amadurecimento apenas das responsabilidades, pois as emoções meio que ficaram paradas no tempo...
Eis que agora, ainda longe da velhice "propriamente dita", mas convivendo com a velhice da minha mãe, o futuro me assusta um pouco.
Não dá pra pensar que envelhecer é adquirir rugas, ganhar flacidez, ter uma gordurinha localizada...
Envelhecer é muito mais que isso e começa lá atrás, ao nascer...
Envelhecer bem ou mal vai depender da nossa genética, do nosso procedimento ao longo da vida, dos embates que a vida pode nos dar.
Envelhecer significa basicamente perder as ilusões.
Sempre é tempo de querer, sempre é tempo de se permitir, sempre é tempo de se cuidar.
Quando se começa a desanimar, deixar-se levar pelos problemas, aí começa o verdadeiro envelhecimento.
Que nem depende tanto do tempo cronológico.
Quando se é jovem é muito comum procurar aparentar mais idade seja para receber o respeito associado às idades mais avançadas, seja para realizar atividades reservadas às pessoas mais velhas, como comprar bebidas alcoólicas ou dirigir veículos.
Por mais que não se queira, envelhecer faz parte da vida.
Hoje a TV, as revistas, fazem um alerta para os jovens aprenderem a envelhecer. Preparar-se para a velhice saudável está na ordem do dia.
Aos 20 anos, no auge da nossa capacidade, não dá pra morder um sanduiche com bacon e ovos e pensar no colesterol...Mas é assim que tem que ser. Com toda a informação que se tem hoje, é inadmissível se descuidar.
Para uns, os reflexos de uma má alimentação, da falta de exercícios, de horas a menos de sono, do tabagismo, do uso de bebida alcoólica, da obesidade e outros itens importantes, pode demorar a acontecer, ou pode vir até mesmo antes dos 30 anos.
Cuidar-nos é necessário.
Menos por vaidade e mais por uma qualidade boa de vida.
Envelhecer é muito triste.
Não acreditem em propagandas exaltando a vida de um idoso de mais de 80 anos.
Mesmo que ele seja um atleta, nade, ande, corra, sapateie, dançe, ache a vida maravilhosa, coma de tudo, saiba que ele é uma exceção.
Os jovens de hoje poderão muito bem ser os idosos "sarados' de amanhã. Se seguirem todas as regras...
Viver regrado, pensando num futuro remoto, não é fácil.
Mas viver sem nos preocuparmos com o futuro físico e mental também é uma roleta russa.
A vida pode nos cobrar a displicência. (autor desconhecido)


Este texto, eu li em algum lugar na internete e achei maravilhoso, concordo plenamente com o que ele ressalta, pena que não sei o nome do autor para colocá-lo aqui.

Nenhum comentário: