terça-feira, 13 de setembro de 2011

Relação dinheiro e felicidade

 Você concorada com a afirmação de que dinheiro traz felicidade?
Comunmente fizemos questão dizer a altos brados que dinheiro não traz felicidade.
Mas para contrariar essa afirmação, existem pesquisas cientificas que provam, que dinheiro e felicidade estão bem interligados, sim.
Segundo estudos feitos por psicanalistas, o dinheiro assume vários valores em nossas vidas.
E que raramente, ele assume seu papel de vilão ou culpado na historia.  Como por exemplo, se o namorado não tem no momento, dinheiro para comemorar a data de aniversário de namoro, pagando um programa romantico ou comprando uma joia, a culpa não será diretamente do dinheiro e sim, da falta de romantismo do namorado.
Se a pessoa se veste com roupas que não estão em vogue, a culpa não será diretamente o fato de não ter dinheiro e sim da sua falta de gosto ou mau gosto.
Se os pais não dão os brinquedos do momento aos filhos, ou não compram roupas de grifes, que são apelativamente impostas aos jovens e crianças pela midia, a culpa não é diretamente do dinheiro e sim a falta de interesse ou carinho para com os filhos, aos olhos dos que estão de fora, claro. O dinheiro está sempre sub-entendido ou camuflado por outras culpas.
E tudo isso segundo os estudiosos, deriva-se da falta de habilidade em lidar com o dinheiro ou de torná-lo suficiente para suprir as necessidades como saúde, alimentos, educação, vestuário e lazer.
E realmente quando eu li a materia sobre essa relação de dinheiro, culpas e felicidade, eu conclui que funciona mesmo dessa forma como conduzimos essa questão direta do dinheiro e da felicidade.
E que muitos problemas emocionais, surgem em decorrencia de um problema financeiro, e pela falta de condições que temos em gerir nossos bens e muitas das vezes damos passos maiores que nossas pernas e com isso temos como consequencias, culpas e depressões, quando muitas das vezes as pessoas cometem até mesmo suicidios.

2 comentários:

Nani disse...

Interessante. Penso parecidissimo. Tem um ditado que o povo fala:
"se dinheiro na traz felicidade, me dê o seu e vá ser feliz"
hahahah Perfeito.

Realmente, hoje em dia dinheiro está ligado a tudo. Se nao temos dinheiro suficiente pra pagar as contas, a relação de um casal fica abalada. Se nao temos dinheiro pra pagar plano de saúde, médico, e tratamentos, consequentemente nao seremos felizes se estivermos doentes... e assim vai.

Ziza disse...

Com certza vivemos num mundo MATERIAL,todas essas coisas estão diretamente relacionadas.