domingo, 15 de maio de 2011

O poder das palavras.


Não se discute a importancia das palavras. Quando falamos com alguém a respeito de qualquer assunto, estamos de alguma forma influenciando-a, nem que seja plantando uma sementinha básica de uma idéia, que na hora até pode não ser muito visível o seu efeito, mas que vai mudar alguma coisa, isso vai.
Por um momento, não percebemos o efeito das palavras, mas quando passamos a amadurecer a idéia, percebemos que elas tem sim, grande poder de nos fazer mudar a opinião, o conceito ou o enfoque do assunto até mesmo uma atitude que poderá surtir efeito positivo ou negativo na nossa vida.
Podemos mudar para melhor ou pior nosso modo de pensar e agir. E isso graças as palavras, a comunicação, como mandamos nosso "recado" a outra pessoa.
Como é dificil falar para alguém que não enxerga, que o mundo é lindo, que o sol brilha e etc, se lhe falta esta condição, a de enxergar, para que possam acompanhar nosso raciocinio.
Falar para alguém com uma deficiencia física, com condições economicas  inferiores e que muitas das vezes não tem determinado nivel de conhecimento suficiente,  para entender que deveriam canalizar todo este conjunto para um esporte x, para um trabalho y, se nada contribui para que aconteça determinada mudança.È muito dificil! 
Pois nem sempre as pessoas conseguem fazer de um limão um limonada.
Mas mesmo assim, devemos tentar mudar o modo destes pensarem, agirem. E tudo isso a principio, com o poder das palavras.
È dificil, mas temos que tentar. E é isso que me propos uma amiga, quando me pediu para fazer um bate papo informal, com algumas pessoas com deficiencias.
È dificil, passar o recado de que temos que descentralizar e mudar o foco de nossos problemas, fazendo de nosso limão uma limonada.
 Ainda mais, quando tu tens um quadro complexo de varias necessidades juntas. Do tipo falta de condições economicas, uma deficiencia e falta de informação e oportunidade de conhecer outros caminhos. 
 As palavras precisam além de terem um efeito transformador,deixarem de se tornar um desafio para quem as usa. Mas é preciso tentar.
 Porque se temos esta ferramenta ao nosso alcance,  temos que usá-la, ainda mais se for para beneficio de alguém que precisa de ajuda para mudar o curso de sua vida para melhor. 
"A palavra é metade de quem a pronuncia e metade de quem a ouve". Michel Montaigne.

Um comentário:

Nani disse...

Nossa, verdade mesmo! Adorei essa ultima frase e o post. Eu acredito tb no poder da palavra. Sabe Ziz nao sou o tipo de pessoa certa pra dar conselhos, mas sou otima em escutar. Quando tento dar conselhos tenho que pensar direitinho como vou falar, porque palavras tem sim um poder enorme.

Mudando de assunto um pouquinho... morri de rir do seu comentario no blog. Vou tentar sonhar com voce entao, vamos ver se da certo haha.

Beijoss